Por pior que seja ou por mais que você possa reclamar, sempre será sua. Não importa a que custo, ela será o seu escudo de todo e qualquer mal que possa vir a te acontecer.
Muita gente ignora, faz questão de não lembrar, ou de tratar como se fosse um estranho. Em contrapartida, há aqueles que a colocam num pedestal, têm orgulho e não têm vergonha de falar e gritar de peito aberto para o mundo a mãe que têm. No meio termo, existem aqueles que não exaltam e que também não esquecem, mas simplesmente sabem que podem contar com ela e tentam agradá-la quando possível.
Infelizmente, nada nessa vida dura para sempre. E, mais que isso, o pior costume de qualquer ser humano é tratar como "banal" aquilo ou aquele que se vê todo dia.
Ela te concebeu a vida, te criou para mundo e te viu crescer, criando uma personalidade. E quando você a tem desde sempre, fica difícil saber como é viver sem tê-la. Entretanto, quando chega o infeliz momento de você passar a viver sem ela, é um momento que não volta e que você percebe que daria de tudo para continuar vivendo sob as asas dela, independente de qualquer problema que vocês possam ter tido.
Todo laço, principalmente familiar, se torna indestrutível. E por mais que o inevitável aconteça, a lembrança dos melhores e mais importantes momentos da vida com ela sempre estarão guardados em seu coração e memória, mesmo que seja numa parte que você não ousa procurar.
É um laço importante e vital que não deve ser deixado de lado nem tratado com descaso. Uma proteção e um afeto que nunca vem de outra pessoa que não seja ela. Ao menos um dia do ano, todo mundo lembra de sua existência e de sua importância. Mas, no certo, isso deveria acontecer todos os dias.
Claro, todos têm uma vida social, profissional e acadêmica a construir e muitas vezes o tempo fica curto quando se chega em casa ou quando se chega o final de semana. Mas o pensamento nunca abandona aqueles que a gente realmente ama.
Particularmente, confesso que não tenho sido filho exemplar no que diz respeito a reconhecer a mãe que tem e poder se orgulhar dela. Entretanto, talvez por uma questão de personalidade, isso não seja realmente de meu feitio. Mas de qualquer forma, tenho para mim que é ela uma pessoa insubstituível na minha vida, por mais que possam falar mal. E por mais que até eu mesmo possa falar mal e apontar defeitos e críticas dela.
Não há, nesse mundo, algo ou alguém que me faça esquecê-la. Nada nem ninguém que me faça ir contra ela a ponto de criar uma inimizade. Divergência de opiniões existe, e muito. Mas quando se trata dela, há um limite para você simplesmente desistir de discutir.
Então, como última parte de um desabafo, começo com um estúpido pedido de desculpas. Por todos esses meses e anos que tenho vivido sem dar a devida importância, ou sem pelo menos prestar reconhecimento.
Peço desculpas por qualquer mal entendido não resolvido e qualquer palavra ofensiva que tenha partido de mim. E, embora possa ser em vão, confesso que muitas vezes tive tentativas frustradas de surpresas e presentes, ou de simples gestos que pudessem redimir um pouco de tudo o que eu já havia feito de errado. Frustrações essas que ora aconteceram por imprevistos, ora por falta de coragem, mesmo. O que é uma idiotice... a falta de coragem para dizer à própria mãe que você a ama. Não lembro de ter dito isso, não partindo de mim. O máximo que disse foi um "eu também te amo, mãe". Também por isso, me desculpe.
Então, mãe, por mais que você tenha tomado atitudes que influenciaram na minha vida de uma forma ou de outra, você é importante e insubstituível para mim.
Obrigado por tudo até agora, e pelo que há de vir. Te amo.